O que é marketing digital?

Marketing digital para pequenas empresas - Agência Creator

O mundo digital está em constante crescimento, grandes e pequenas marcas estão ocupando espaço e concorrendo, algumas afirmam que está ficando saturado.

Isto nos faz se perguntar, como é possível minha empresa se destacar da multidão e ter sucesso?

A resposta é que, usando uma estratégia de marketing digital inteligente, se adequando as preferências e tendências do seu público alvo.

Mas o que de fato é o Marketing Digital?

  1. Definição de Marketing Digital

Podemos definir como utilização de ferramentas e estratégias digitais para comunicação com o público-alvo.

A intenção de usar estas ferramentas e estratégias é para conquistar clientes e fidelizá-los, quanto mais a empresa se comunicar eles continuarão comprado e garantindo o sucesso da sua empresa.

  1. O que é Marketing Digital?

Essa definição que citamos anteriormente parece bastante simples, certo? Então, por que tantas empresas não conseguem se agarrar aos clientes?

ELES DESCONSIDERAM O ‘FUNIL DE MARKETING DIGITAL’

A maioria das empresas focam em aplicar o marketing digital nos clientes únicos e que trazem maior taxa de consumo, foco maior ainda nos produtos/serviços fornecidos, em vez de definir com forma abrangente todas as experiências de compra do cliente.

Simplificando, para garantir o sucesso a longo prazo, todas as etapas do processo que um potencial comprador seguirá devem ser entendidas e direcionadas.

Esse processo também é conhecido como o ‘funil de marketing digital’ e é muito importante considerar pois ajudará você a se aprofundar no marketing digital.

Se coloque no lugar de um potencial comprador, isso permite que você comece a entender suas preferências e tendências. Dessa forma, você pode planejar com mais cuidado uma técnica ou anúncio que satisfaça consistentemente a intenção do cliente e aumente o número de pessoas na fase final do funil. O efeito resultante é uma conexão estabelecida entre o cliente e a empresa, garantindo um cliente fidelizado.

ELES ACREDITAM QUE MARKETING DIGITAL SIGNIFICA ONLINE

A partir de definições confusas levou as pessoas acreditarem de que digital = online. Isto não é necessariamente verdade. Podemos afirmar que, o marketing digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços que envolva dispositivos eletrônicos.

Considere sua TV. Certo dia uma pessoa foi exposta a 43 anúncios por dia. A TV não usa a Internet para comercializar para uma audiência. O rádio também não. Nem uma mensagem de texto no telefone informando sobre um novo acordo no Banco, por exemplo.

Podemos debater a relevância do marketing de TV, rádio e texto no espaço atual, e não podemos negar que ainda eles estão em circulação e tem um destaque diferenciado.

Para entendermos completamente a pergunta “o que é marketing digital?”, devemos considerar e usar os métodos online e offline / tradicional. Desta forma, oferece mais opções e liberdade para o consumidor, pois ele pode decidir a plataforma pela qual deseja pagar por seus serviços.

  1. QUAIS SÃO OS DIFERENTES TIPOS DE MARKETING DIGITAL?

MARKETING DE PESQUISA

O marketing de pesquisa está ganhando audiência e visibilidade para uma marca por meio de técnicas pagas e não pagas. Não remunerado normalmente refere-se à Otimização de Motores de Busca (SEO) e pago é Marketing de Motores de Busca (SEM).

SEO – ‘Otimização de mecanismo de pesquisa’ é o processo de ser classificado o mais alto possível na página de resultados de um mecanismo de pesquisa (SERP). Também é considerado o conjunto de melhores conteúdos de um site, é uma maneira de obter tráfego naturalmente por meio de táticas técnicas e conhecimentos. Os mecanismos de pesquisa usam algoritmos complexos para rastrear as páginas da web, decidindo quais são as mais relevantes e úteis para a consulta de um cliente. Para ter uma avaliação alta do seu site, considere que o SEO é a implementação das técnicas que os mecanismos de pesquisa procuram.

Alguns dos recursos essenciais para um bom SEO incluem:

  • Otimização de palavras-chave – garantindo que a frase de pesquisa seja incluída em todo o conteúdo.
  • Criação de links – vincular sites externos, páginas do seu site e ter outros sites vinculados a você melhora sua classificação em potencial.

Bom conteúdo, incluindo:

  • Conteúdo relevante / útil que responde a consultas.
  • Conteúdo bem estruturado que comprova que a sua empresa é especialista em algo.
  • Uma variedade de formas, incluindo escrita, imagens, vídeos e infográficos

Arquitetura de site inteligente. Isso inclui:

  • Código HTML preciso e estrutura técnica do site.
  • Velocidade rápida do site
  • Site responsivo

De acordo com o Search Engine Journal, 65% dos cliques vão para os 5 principais resultados de uma SERP . Portanto, as técnicas de SEO são muito importantes para ajudar sua empresa a entender “o que é marketing digital”. Eles também podem ser benéficos para projetos não comerciais, por exemplo, se você deseja fazer com que seu blog alcance um público maior.

PUBLICIDADE SEM  (PAGA) – O SEM, também conhecido como ‘Search Engine Marketing’, costumava ficar ao lado de SEO sob o termo geral de ‘search marketing’. Mas com o passar do tempo, agora é considerada a versão paga para atrair tráfego. A forma mais comum de publicidade paga é o método de pagamento por clique (PPC).

PPC – Para aparecer nos SERPs uma empresa fará um lance para uma frase específica que gostaria de anunciar. Se vencerem, o anúncio será exibido na parte superior dos resultados da pesquisa para essa frase e eles pagarão pelo número de vezes que for clicada.

Os anúncios serão mostrados em vários locais de um site e ainda pagarão pelo número de vezes que for clicado.

Tendo em vista seu objetivo de estar no topo de uma SERP, a publicidade paga funciona.

MARKETING DE MÍDIA SOCIAL (SMM)

O potencial do marketing de mídia social é subestimado. Muitas pessoas usam as mídias sociais para pesquisar uma empresa antes de entrar em contato com elas, então, qual o melhor lugar para mostrar sua empresa a milhões de pessoas?

Muitas empresas, especialmente as PME, se perguntam “o que é marketing de mídia social?” e procuram evitá-lo devido ao mal entendimento de seu poder como ferramenta de marketing digital. Como a mídia social é muito produtiva, vale a pena combinar elementos de mídia social em outras áreas da sua estratégia de marketing. Mas se isso não for viável, segmentar mais as plataformas de mídia social é um bom começo. Alguns especialistas dizem que quanto mais engajado nas mídias sociais um usuário estiver com sua empresa, maior a probabilidade de eles se tornarem clientes e influenciar outros a se tornarem um também.

MAS O QUE É MARKETING DE MÍDIA SOCIAL?

Os métodos de marketing de mídia social incluem:

Publicidade paga – a publicidade paga (anúcio) em mídia social pode ser usada para segmentar o público (região, idade, interesses, etc…).

Publicidade orgânica – postagem de conteúdo nas mídias sociais da sua empresa para um público ativo e engajado.

MARKETING DE CONTEÚDO

O marketing de conteúdo é a principal fonte de criatividade da empresa. Às vezes, considerado um pilar fundamental do SEO, uma empresa que promove conteúdo de qualidade e envolvente para o público-alvo certo, sem dúvida, verá o sucesso. E não se esqueça, isso pode ser de qualquer forma, incluindo imagens, vídeos, gravação, mídia interativa, rádio, e-mail e muito mais!

Porém, 85% do conteúdo publicado na internet é redundante. Então, você pode estar se perguntando: “Como crio conteúdo atraente e bem-sucedido que será direcionado às pessoas certas?”.

Bem, primeiro, você deve tentar se colocar no lugar do consumidor. Pensar em quais consultas eles podem estar tentando resolver, isto irá te ajudar a escrever um conteúdo que seja de valor para eles. Você também deve pensar no conteúdo em termos da estratégia de marketing digital da empresa – ou seja, o que você e sua empresa desejam alcançar?

Outra maneira é mostrar que você é um especialista na área. Criar conteúdo rico e bem estruturado, informativo e que envolva a sua audiência pode aumentar a confiança do seu público.

E, finalmente, deixe fluir sua criatividade. Muitos dos anúncios de TV, rádio e online mais bem-sucedidos foram os que não seguiram à risca, lembre-se disso!

MARKETING OFF-LINE APRIMORADO

O marketing offline aprimorado é uma integração dos métodos de marketing digital e tradicional. Essa estratégia de marketing multicanal é o que muitos afirmam ser a melhor maneira de atingir os clientes de maneira eficaz e criativa. Também é mais comum do que você imagina.

Alguns exemplos de marketing offline aprimorado incluem:

  1. Outdoors eletrônicos
  2. Demonstrações de produtos digitais, por exemplo, telefones na loja da Apple
  3. Amostras de produtos digitais, por exemplo e-books e vídeos gratuitos

O aprimoramento do seu marketing offline com atividades on-line funciona para criar uma presença contínua da empresa e, ao mesmo tempo, atingir o maior número demográfico possível.

  1. QUAL É O CONSELHO MAIS IMPORTANTE PARA LEVAR?

Então, podemos concluir sobre “o que é marketing digital?”

A estratégia mais importante e eficaz do marketing digital pode ser discutida por dias.

Esteja preparado para usar uma variedade de mídias digitais em uma variedade de dispositivos para diversificar o interesse e criar uma empresa com presença digital.

As tendências de marketing digital estão sempre mudando , mantenha-se atualizado com o que funciona e o que não funciona.

Tenha como pensamento trabalhar com a intenção de reter clientes e não apenas adquirir novos que não retornarão , lembre-se do que falamos no início o objetivo do marketing digital é pensar em toda a jornada do comprador.

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