Marketing digital para Pequenas Empresas

Marketing digital para pequenas empresas - Agência Creator

Por que o marketing digital é importante para pequenas empresas?

Quando pequenas empresas começam, seu foco é na maioria das vezes obter o maior número de clientes. Existem ainda as formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos e mala direta ou até mesmo panfletagem. Será que podemos confiar somente na divulgação tradicional?

Essas estratégias podem trazer um pouco de vendas, porém há uma maneira melhor e mais fácil. Pequenos empreendedores devem considerar o imenso mercado de prospects online, por mais novo que seja não se deve ignorar este mercado que é muito vasto.

Benefícios do Marketing Digital

No marketing digital são encontrados um grupo de cliente em potencial muito maior, você pode alcançar um público enorme de uma maneira econômica e que seja mensurável.

Olha quantos benefícios você tem com o marketing digital:

  • Capacidade de interagir com seus clientes em potencial e aprender exatamente o que eles estão procurando
  • Probabilidade de alcançar um mercado global
  • Você pode economizar dinheiro e alcançar mais clientes por menos investimento do que os métodos tradicionais de marketing
  • Conhecer o seu público e permitir que ele o conheça, ajudando a fidelizar a sua marca
  • Acompanhamento mais próximo dos resultados

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Por que você escolheria adiar colocar tempo e esforço no marketing digital? Diferentes empreendedores de pequenas empresas podem apresentar várias razões para evitar essa forma de marketing, mas, no final, a procrastinação ainda é o principal problema.

Muitas destas empresas podem preferir levar as coisas devagar e manter uma ou duas formas básicas de publicidade, e imaginando que seus negócios evoluirão com o passar do tempo, chegam até pensar que a melhor estratégia é simplesmente esperar que os clientes apareçam. Por ser pequenas empresas, podem achar que precisam apenas de um pequeno número de clientes.

Você precisa garantir uma abordagem eficaz para atrair clientes, e não basta apenas sua empresa existir, seu negócio precisa se tornar lucrativo.

Seus clientes estão online

Seus clientes e público alvo já estão online, então esteja pronto para estabelecer um tempo do seu dia e se dedicar ao mercado online.

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Há uma grande chance de que eles já estejam procurando por um negócio como o seu, mas se você não estiver conectado, é muito provável que ele escolha o seu concorrente.

Quando alguém tem interesse em seu negócio, ou se está curioso sobre a sua marca, a primeira coisa que farão é uma pesquisa na internet, seja no Google, Facebook, Instagram, até mesmo no Youtube dependendo do produto que você vende, entre muitas outras plataformas.

Eles esperam encontrar você lá com um site e também com uma rede social bem apresentável. Este público procura por avaliações de sua empresa nas redes sociais, comentários do que outras pessoas estão falando sobre sua empresa, ou sobre você, e se é uma boa opção fazer negócios com você.

Seus concorrentes estão online

Para o seu negócio ser bem sucedido, você precisa prestar atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e aprender com isso. Pense em seus concorrentes não apenas como alguém que você está planejando vencer, mas como pessoas que têm algo para lhe ensinar.

Quando você olha o que seus concorrentes estão fazendo, você terá uma ideia do que está funcionando e do que não está funcionando.

Qualquer que seja o seu tipo de negócio você vai notar que seu concorrente já tem presença na internet. É ideal fazer uma análise de qual conteúdo eles estão oferecendo, quais plataformas estão trazendo mais retornos, quais estratégias é mais eficazes, como por exemplo, fotos, vídeos, textos em artigos…entre outras estratégias que você precisa analisar.

Observe o quanto você pode fazer melhor para competir no mundo digital, seus clientes em potencial não podem escolher você se não souberem sobre você, então aprenda como comunicar sua marca e se tornar único, se envolver com o seu público e se tornar um grande competidor.

Seja acessível aos seus clientes

Seja qual for o produto ou serviço que eles estejam procurando, eles provavelmente começarão sua pesquisa com o Google. Se você não tiver presença online, você não será encontrado e não poderá competir.

Se você tem uma presença online, mas seus concorrentes são mais fáceis de encontrar e são encontrados primeiro, você ainda pode não ser encontrado. Além de criar um site, o aprendizado de otimização de mecanismos de pesquisa é uma estratégia que pode ajudá-lo a avançar na concorrência apenas por ser o primeiro nome encontrado por um possível cliente em uma pesquisa do Google com palavras-chave que podem direcioná-lo para sua empresa.

Perguntas simples que seus clientes em potencial podem querer respostas rápidas devem ser facilmente descobertas on-line, como onde você está, quais são seus horários e no que você é especialista. Ao olhar para o seu site e sites de seus concorrentes lado a lado, seus clientes potenciais devem ser capazes de comparar horas, preços, ofertas especiais e muito mais dependendo de cada negócio.

Deixe os clientes virem até você

O marketing digital nada mais é do que uma maneira de tornar você mais acessível ao seu público que você quer alcançar para oferecer seus produtos ou serviços.

Você é capaz de atrair um público muito maior do que você imagina, existem estratégias de anúncios nas plataformas que você pode segmentar seus clientes por interesses em comum, dados geográficos, e atraí-los para um bate papo, seja via direct no Instagram, inbox no Facebook, ou até mesmo eles podem ser direcionados automaticamente para o seu whatsapp.


Pense que criar uma presença online, é deixar sua empresa aberta aos negócios mesmo quando está fechada. Crie caminhos para que seus clientes possam vir a você a qualquer hora do dia ou da noite.

Você também poderá estar atribuindo um benefício ao seu negócio, alguns destes clientes não podem chegar até você fisicamente por motivos de deficiência, distância, ou até mesmo por comodidade de realizar uma compra ou fechar negócios de onde estiverem, bastando apenas clicar em um link de whatsapp, acessar ao seu site, ou redes sociais.

Conheça o seu público-alvo

Com este envolvimento com seus cientes em potencial, você vai gradualmente conhecer estas pessoas e entender o que elas esperam encontrar no seu negócio.

Através de redes sociais ou em um blog, você pode iniciar debates ou enquetes que induzam a comentários, com isto você poderá fazer uma pesquisa e conhecer o perfil e o que elas estão procurando.

Anote aí perguntas básicas para te ajudar na sua pesquisa: Onde está a dor delas?
Quais soluções seu produto oferece? Em qual plataforma elas estão? (Facebook, Google, Youtube, Instagram).

Ao descobrir qual a melhor ferramenta e métodos estratégicos para alcançar seu público, você vai gerar um relacionamento maior e se tornar muito mais que um negócio, você se torna um parceiro confiável e é muito mais provável que as pessoas comprem de você.

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