4 erros comuns ao gerenciar Campanhas do Google Ads

4 erros comuns ao gerenciar Campanhas do Google Ads

Você sabia que gerenciar uma campanha do Google Ads é muito parecido com o trabalho de uma babá?

Cuidar de uma campanha de anúncios é como cuidar de uma criança, ambos exigem cuidados constante e por isso é sempre bom estarmos atentos aos conselhos de especialistas para manter a campanha saudável e otimizada.

Todos os pequenos detalhes fazem uma grande diferença nos resultados das suas campanhas. Todos queremos mais clientes, concorda comigo? Eu te garanto, o Google é um dos melhores canais para prospectar clientes, acredite!

Se você já está cuidando de uma campanha do Google Ads, ou está prestes a iniciar, vou dizer o que você deve evitar, são 4 erros mais comuns. Isso vai garantir que todo o trabalho árduo da criação de uma campanha não seja desperdiçado depois que você ativar seus anúncios, vamos lá?

Campanhas perfeitamente configuradas nem sempre funcionam

Eu conheci um consultor que batia a cabeça contra a parede tentando otimizar a campanha do Google Ads de seu cliente, todo o processo da campanha parecia perfeito. Ele estava usando as estratégias corretas, as palavras-chave, os anúncios e as páginas de destino eram organizadas de maneira agradável. Mas não gerava resultados para o cliente.

Ele já estava esgotado de analisar e não encontrava uma única falha. Depois de muita avaliação ele encontrou finalmente o problema (que explicarei logo abaixo).

Configurar uma campanha do Google Ads é apenas metade da batalha… A outra metade é o gerenciamento inteligente das campanhas.

Google Ads Erro #1: Analisando dados agregados da campanha

O erro mais comum ao gerenciar uma campanha é tentar analisar e tomar decisões com base em dados agregados.

Por exemplo, quando você faz login no Google Ads, a primeira tela abre uma lista com todas as suas campanhas. Se uma campanha está apresentando um desempenho ruim, é quase impossível determinar o que está errado analisando os relatórios agregados.

É como olhar para o relatório de marketing de uma grande empresa e tentar determinar como transformar o negócio. Você precisará cavar um pouco mais do que isso, é necessário se atentar aos pequenos detalhes.

Para uma campanha na Rede de Pesquisa, pesquisar com mais detalhes significa analisar palavras-chave individualmente. Para uma campanha da Rede de Display, pesquisar com mais detalhes é analisar os canais individuais (os canais são os sites em que seus anúncios foram exibidos).

A partir daí você verifica quais palavras-chave e canais apresentam um bom desempenho e quais precisam ser aprimoradas (ou pausadas).

Google Ads Erro #2: Não segmentar seus relatórios

Este erro é realmente um subconjunto do erro #1. Mesmo que você gere relatórios no nível da palavra-chave e do canal, não terá todos os detalhes. Isso porque há muitos fatores em jogo. Por exemplo, até mesmo a Rede de Pesquisa pode ser segmentada ainda mais em dois canais:

1. Google.com
2. Parceiros de pesquisa

Seu desempenho pode variar no Google e na rede do parceiro de pesquisa.

Além de segmentar por rede, observe o desempenho por hora do dia, dia da semana, localização geográfica e dispositivo. Você provavelmente verá que o desempenho varia de acordo com todos esses segmentos e, ao analisá-los, encontrará ideias para melhorar sua campanha.

Google Ads Erro #3: Tratar computadores, tablets e dispositivos móveis da mesma forma

Como mencionei acima, você provavelmente vai notar grandes diferenças no desempenho em todos os dispositivos.

Desde que o Google mudou para as campanhas aprimoradas é impossível de impedir que seus anúncios sejam exibidos em tablets e celulares, o que torna muito importante garantir que suas páginas funcionem corretamente nesses aparelhos.

Recomendo que você se atente a qualidade da sua página de destino para dispositivos móveis, mesmo que você esteja começando, você precisa passar uma imagem profissional para o seu cliente, se prepare para isto.

Em muitas contas que gerenciamos dos nossos clientes, o percentual de acesso por celular é no mínimo de 80%, ou seja, de cada 10 pessoas que fazem busca no Google ou em parceiros do Google, 8 buscam através de dispositivos móveis.

Então, se você segmentar anúncios para os dispositivos móveis, certifique-se de otimizar suas páginas para os dispositivos móveis.

Google Ads Erro #4: ignorar o tráfego do parceiro de pesquisa

No erro #2, expliquei como a rede de pesquisa é uma combinação de Google.com e parceiros de pesquisa, como UOL, Globo.com, entre outros. É possível desativar a rede do parceiro de pesquisa. Então, se você achar que o desempenho é muito ruim nessas outras redes, simplesmente desligue-o.

Não há como se aprofundar na rede do Parceiro de pesquisa para ver quais sites parceiros estão funcionando ou não. Mas isso não significa que você não possa otimizar o tráfego do seu parceiro de pesquisa.

Lembrando da análise do consultor que dei como exemplo no começo deste artigo, quando executamos o relatório de consulta de pesquisa para ver quais palavras-chave geraram vendas, notamos um sinal do parceiro de pesquisa revelador: frases de pesquisa muito longas que ninguém digitaria no Google.

Ao pesquisar mais, o consultor descobriu que a maioria das vendas dessa campanha na Rede de Pesquisa não vinha do Google… elas vinham do Globo.com! É por isso que foi tão difícil descobrir como otimizar a campanha. Sabendo que as vendas eram do Globo.com, não do Google, ele precisaria usar uma estratégia diferente para a seleção de palavras-chave e para a redação dos anúncios.

Então, acesse sua campanha do Google Ads para ver se você está cometendo algum desses 4 erros.

É com erros e acertos que levamos nosso aprendizado adiante, não fique triste se você está errando, comece hoje a mudar o seu gerenciamento da campanha do Google Ads, é um investimento fantástico que vai trazer resultados incríveis para o seu negócio, desejo sucesso na sua campanha e nos negócios.

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